quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A teoria matemática - Weaver

Weaver é considerado um dos pais da cibernética (o principal deles é Norbert Wiener). Neste artigo, publicado pela revista Scientific American em 1949, ele busca compreender “todos os procedimentos pelos quais uma mente pode influenciar outra” e é isso o que ele entende por “comunicação”. Para ele, comunicar equivale a “trocar informações”.

Sua análise da comunicação incide sobre 3 eixos: técnico, semântico e de influência.

A dimensão técnica preocupa-se com a precisão na transferência de informações.

A dimensão semântica visa “boa” interpretação da mensagem, ou seja, a garantia de que a intenção do emissor seja integralmente percebida pelo receptor.

A dimensão da influência diz respeito a conseguir do receptor o efeito desejado pelo emissor.

Para Weaver, o problema da dimensão técnica é um dos compreendidos e está longe de significar apenas a construção de “sistemas de comunicação” eficazes. Esse é o espírito da teoria matemática: refletir em termos filosóficos sobre a “técnica” da comunicação. Ele quer demonstrar como a dimensão técnica se sobrepõe às demais (semântica e de influência), criando problemas e apontando soluções. A TEORIA MATEMÁTICA não SE PREOCUPA NEM COM OS EFEITOS SOCIAIS, NEM COM O PROBLEMA DOS SIGNIFICADOS, MAS APENAS COM A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÔES.

O diagrama

O Ruído

O ruído é um acréscimo não desejado, uma interferência, uma alteração no sinal


A dimensão técnica trabalha com categorias próprias como, por exemplo, a quantidade de informação, a capacidade de transmissão do canal e o processo de codificação/decodificação. Mas é o conceito de “informação” da teoria matemática que marca até hoje os estudos de comunicação.

Informação pode ser compreendida como “probabilidade”: Ela é o conjunto de mensagens possíveis a um emissor. Por exemplo:


Quando eu entro na sala, posso dizer:

Boa tarde,

Olá,

Oi,

E aí,

Belê?

etc


Há uma pequena possibilidade de que eu diga:

Um elefante caiu do Minhocão ontem às seis da tarde.

A teoria matemática tenta, então, criar a base teórica para que mensagens sejam transmitidas com um mínimo de esforço (e custos). Já que a probabilidade de eu dizer uma coisa é relativamente “fechada” (eu não posso dizer qualquer coisa a qualquer momento), não é necessário transmitir TODA a mensagem para garantir que ela seja recebida e interpretada pelo receptor.


No MSN isso acontece o tempo todo:

Kd vc? Te vj + tarde?

Eu enviei menos sinais do que se tivesse escrito: Cadê Você? Te vejo mais tarde?

A redundância

Os sinais “extras” na frase “Cadê Você? Te vejo mais tarde?” são dispensáveis, porque eu consigo transmitir o que quero sem eles. A sua função é apenas reduzir a “ambigüidade”, ou seja, a possibilidade de uma interpretação equivocada. Por exemplo:

Em TC est a T Mat.

Os arquivos de áudio MP3 são um exemplo da aplicação da teoria matemática. Quando fazemos uma gravação analógica, os instrumentos e a voz humana atingem freqüências que não são audíveis. No MP3, esses sons (que ocupariam espaço no arquivo) são retirados sem prejuízo da música.

Outra coisa: Numa gravação analógica, se o piano e o violão tocam ao mesmo tempo, os dois sons são registrados e sobrepostos. No digital, o mp3 grava apenas um som: o que resultou da fusão dos dois.

Nenhum comentário: