quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Aula 6: A teoria Hipodérmica

A teoria hipodérmica não é uma teoria; É um conjunto de idéias e pressupostos que nortearam, a partir dos anos 30 do século XX, os primeiros estudos e pesquisas sobre comunicação.

Suas idéias podem ser resumidas na seguinte proposição:

“Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem”


A teoria hipodérmica surge no contexto das duas grandes guerras. Ela procurava explicar, por exemplo, a ascensão do nazismo na Alemanha e os efeitos da propaganda de massa.

As teorias não levavam em consideração particularidades nem dos meios, nem das sociedades.

Seu pressuposto teórico era uma psicologia da ação: as mensagens (de massa) conduziam a um agir (de massa)

A idéia de “massa” é, portanto, um dos pressupostos da teoria hipodérmica. Os indivíduos são vistos como isolados, anônimos, atomizados, indefesos e passivos. Ao produzir mensagens além da possibilidade de uma apreensão mediada pelos círculos sociais primários (família, vizinhança, amigos...) a comunicação de massa tenderia a colocar-se como única via de construção da realidade, induzindo, assim, o agir dos indivíduos.

O modelo psicológico behaviorista


A psicologia behaviorista é uma forma de explicar o comportamento humano a partir de motivações psicológicas. Ela vê o comportamento sempre como uma resposta a estímulos, como no esquema


E ----------> R

Os meios de massa seriam, então, o “sistema nervoso” da sociedade, conduzindo estímulos e induzindo respostas.


O MODELO DE LASSWELL


Harold Lasswell foi um dos mais influentes pesquisadores da comunicação deste período. Ele propôs um modelo para o processo comunicacional constituído de 4 questões:


Quem?

Diz o quê?

Através de que Canal?

Com que Efeito.


A primeira pergunta originou as pesquisas sobre os contextos da emissão de emissão de mensagens; A segunda originou os estudos sobre o conteúdo dos meios de comunicação; a terceira deu origem aos estudos sobre mídia; e a quarta, aos estudos sobre recepção.

Os principais pressupostos do esquema de Lasswell são:


- Os papéis na troca comunicacional são assimétricos: o emissor é ativo e o receptor é passivo.

- Toda forma de comunicação pressupõe uma intenção, implícita na mensagem. Analisar a mensagem é uma forma de “descobrir” as intenções do emissor.

- Situação, cultura, história e outros fatores externos não influenciam a recepção das mensagens.

Embora as idéias de Lasswell tenham sido refutadas e superadas, seu esquema de comunicação ainda hoje corresponde à maneira como a maior parte das pessoas compreende o processo comunicacional. Dele, são originadas as “teorias conspiratórias” que vêem os meios de massa como os grandes manipuladores todo-poderosos da sociedade e da opinião pública

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